Logomarca

Patrimônio Natural da Humanidade: por que o Pantanal conquistou o título?

Patrimônio Natural da Humanidade: por que o Pantanal conquistou o título?

 

Você sabia que dentro de todo o território brasileiro existem apenas sete lugares que são considerados pela Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura) como Patrimônio Natural da Humanidade? O Pantanal faz parte desse seleto grupo, o que evidencia suas características encantadoras e peculiares.

Com uma biodiversidade extremamente rica, o menor dos biomas brasileiros tem muito o que nos apresentar.Quer descobrir os motivos que levaram essa região ao título de Patrimônio Natural da Humanidade? E ainda, desvendar as belezas desse incrível território? Nós mostraremos!

Características gerais

O bioma do Pantanal localiza-se entre o sul do Mato Grosso e o noroeste do Mato Grosso do Sul, possuindo cerca de 250 km² de extensão. É também uma das maiores planícies de sedimentação de todo o hemisfério. Além disso, caracteriza-se por estar entre as grandes prolongações úmidas contínuas do planeta.

Em épocas de intensas chuvas o ambiente fica praticamente intransitável por terra, particularizando-o como o maior território de alagamento do mundo. Com a chegada do período mais seco, os rios secam e sobra o barro, daí o seu nome “Pantanal”. Esta é uma das principais características que torna este local bastante peculiar.

Biodiversidade

A imensa e diversificada gama de biodiversidade que o Pantanal possui é, sem dúvida, o que mais chama a atenção para essa região. O fenômeno ecológico de inundação sazonal é um dos grandes responsáveis por isso.

A dinâmica de mudança entre as épocas de cheias e estiagem provoca uma contínua mudança dos hábitats aquáticos para terrestres, e vice-versa. Toda essa movimentação dá suporte para a existência e preservação de uma fauna e flora diversa e abundante.

São milhares de variedades conhecidas de plantas, centenas de aves, mamíferos, répteis, anfíbios e peixes que interagem e fazem parte desse rico bioma brasileiro. Encontramos ainda nesse meio, algumas espécies em processo de extinção, como a onça-pintada.

Assim, a biodiversidade típica do Pantanal encanta o mundo inteiro por sua pluralidade e particularidades. Isso tudo foi um dos grandes atrativos convidativos ao título de Patrimônio Natural da Humanidade.

Preservação

Grande parte de seu território são áreas prioritárias para conservação, coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente. A região conta com três grandes estruturas: Reserva Particular do Patrimônio Natural Sesc Pantanal, Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense e Reserva Particular do Patrimônio Natural Fazenda Rio Negro.

Com isso, elas atuam e contribuem no auxílio e cuidado do ambiente, fazendo do local um dos maiores ecossistemas preservados.

Toda essa atenção é fundamental para a conservação e proteção da biodiversidade. Apesar de, no entanto, o bioma sofrer com desmatamento, pesca ilegal e projetos de infraestrutura sem bases sustentáveis, existe um grande esforço em manter esse paraíso resguardado.

A própria natureza contribui para minimizar esses impactos, fazendo dos alagamentos naturais aliados na proteção e preservação da região.

Esses atributos foram determinantes para conceder ao Pantanal a nomeação de Patrimônio Natural da Humanidade. Além, é claro, do encanto das formas desenhadas e coloridos esverdeados que formam suas salinas.

Da dinâmica individual com que a natureza trabalha nesse lugar. E de todas as belezas naturais que fazem do Pantanal uma pequena amostra de paraíso brasileiro.


PUBLICADA EM: 19/07/2019 14:16:20 | VOLTAR PARA Artigos | OUTRAS PUBLICAÇÕES
FONTE: Rede Hotéis MT


Comentários


Gostou do artigo? Participe, deixe sua opinião e comentários abaixo.

Busca de pacotes

Pousadas em Chapada

As melhores opções de hospedagem com todo conforto que você precisa em Chapada!

Pousadas no Pantanal

As melhores opções você encontra aqui, reserve agora!

Fale WhatsApp